Coqueiros do Sul avança nas tratativas para construção da ponte de concreto até a BR-386
02/10/2025

No dia de ontem, 1º de outubro, o Prefeito de Coqueiros do Sul, Rafael Kochenborger, esteve em Porto Alegre em audiências com o Diretor-Geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino da Silva, juntamente com a Chefe de Gabinete da Casa Civil Cátia Belmonte e com o Chefe da Casa Civil, Arthur Lemos. Na ocasião, o Prefeito entregou pessoalmente o Dossiê elaborado pelo Município, que detalha as condições da atual ponte de madeira sobre o Rio Turvo, no acesso AM-9165 — ligação direta de Coqueiros do Sul até a BR-386.
Etapas do processo
De acordo com informações do engenheiro responsável, o orçamento da obra deverá ser concluído em aproximadamente 15 dias, já com base no projeto de engenharia aprovado ontem durante a audiência em Porto Alegre.
Ao comentar sobre os próximos passos, o Prefeito enfatizou que o processo se desenvolve em quatro fases. “Primeiro foi necessária a aprovação do projeto de engenharia, etapa já concluída. Agora, o engenheiro elabora o orçamento final para sabermos efetivamente o custo da obra. Na sequência, vem a fase da licitação e, por fim, a tão esperada execução da ponte”, explicou.
Além do DAER, o Prefeito também esteve reunido com o Chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, para tratar das fontes de financiamento que possibilitarão viabilizar o custeio da obra. “Já estamos articulando com o Governo do Estado para garantir que os recursos necessários sejam destinados a essa obra tão importante para a mobilidade da população e para o escoamento da nossa produção agrícola”, destacou.
Persistência para realizar
Rafael Kochenborger ressaltou ainda que, está muito otimista com a realização da obra, visto que, ao assumir o governo municipal, encontrou o processo parado, com diligências do DAER que não haviam sido cumpridas. “Tão logo assumimos, retomamos as reuniões junto ao DAER com o nosso engenheiro e o engenheiro do órgão, alinhamos metas e passamos a ser insistentes e persistentes para que essa obra efetivamente aconteça. Não irei descansar até ver a obra iniciada e concluída”, afirmou.