Coqueiros do Sul participou no último dia 10, do Dia D de Vacinação contra a Gripe
16/05/2025

O Ministério da Saúde promoveu em 10 de maio, o Dia D de Vacinação contra a Gripe, uma grande mobilização nacional com o objetivo de proteger a população antes da chegada do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A ação ocorreu de forma simultânea em todo o país, com a atuação conjunta do Governo Federal, estados e municípios.
Em Coqueiros do Sul, a mobilização aconteceu durante todo o dia na Unidade Básica de Saúde da sede. A campanha de vacinação segue em andamento, com ênfase na imunização dos grupos prioritários, conforme orientações do Ministério da Saúde.
Além da imunização contra a gripe, a equipe da UBS está aproveitando a oportunidade para realizar o controle das cadernetas de vacinação das crianças, garantindo que nenhuma dose obrigatória fique em atraso. A atualização vacinal é essencial para prevenir diversas doenças e manter a proteção coletiva.
O Secretário Municipal de Saúde, César Augusto Sturmer, destacou a relevância da vacina para a saúde pública: “A vacinação é a principal forma de prevenção contra a gripe e suas complicações, como pneumonias e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Convidamos a todos os coqueirenses que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram, que procurem a UBS e façam sua dose.”
Quem pode se vacinar contra a gripe?
A partir do dia 15 de maio, a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) autorizou a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade. No entanto, a prioridade continua sendo os grupos mais vulneráveis, que têm maior risco de desenvolver complicações, tais como: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); idosos com 60 anos ou mais; Trabalhadores da saúde; Professores; Pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes; Povos indígenas e quilombolas; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; Forças armadas, forças de segurança e salvamento; Caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo
Quem não pode tomar a vacina contra a gripe?
Embora a vacina seja segura e eficaz, algumas pessoas não devem ser vacinadas, como:
- Crianças menores de 6 meses de idade;
- Pessoas com histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) a doses anteriores da vacina da gripe ou a algum de seus componentes, como a proteína do ovo
- Indivíduos que estiverem com febre ou infecção aguda grave no momento da vacinação (nesses casos, recomenda-se adiar a aplicação até a recuperação)
Em caso de dúvidas, recomenda-se procurar a equipe da Unidade Básica de Saúde antes de se vacinar.